
Foto Divulgação/texto por=Clóvis Rangel
A liberdade de expressão,é um dos principios pelo qual um estado democrático garante o livre arbítrio aos seus cidadões e respectivos orgãos ligados a comunicação.
Já vimos,que até a impressão de livros,fotográfias,poemas,cifras musicais e etc.Já foram censurados,no Brasil colônia.
Durante este período,não era permitido a propagação de mensagens que denegrissem a imagem da igreja Católica e a Monarquia portugueda,duas entidades intocaveis naqueles tempos.
Em dias mais próximos,durante o periodo militar.Todas as manifestações imaginaveis de comunicação foram perseguidas.
Os jornais,eram obrigados a passar a imagem de um país extremamente organizado comparado aos outros países da América Latina.A música,não podia trazer até aos ouvintes mensagens que não fora aprovada pelo governo.E consequentemente,alguns interpretes da MPB foram punidos severamente,com o recolhimento dos albúns das lojas e até ameaça de morte como no caso da cantora Elza Soares,que foi obrigado a mudar para a Itália para não ser exilada.
Hoje em dia,essa represária não existe mais.A imprenssa conseguio se tornar um grande mercado.Por isso muitas coisas não vão para os impressos pois um simples deslizeresulta na perda de milhões em verbas publicitárias.E essas,de importância vitalícia para o mercado da comunicação.
Contudo,a censura que outrora obrigatória.Atualmente exerce um papel de código de conduta dentre os profissionais da área para no fim passar uma mensagem ética para nós expectadores.